PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM LETRAS DA UFF

Informes e Dúvidas Gerais

OBS: todos os cursos oferecidos pela Lato Sensu em Letras são, essencialmente, presenciais.

Para dúvidas e informações sobre Certificado de Conclusão de Curso, favor verficar aqui

DÚVIDAS GERAIS:

P: Como é feita a inscrição em disciplinas?

R: A inscrição em disciplinas é feita via preenchimento de ficha enviada pela Secretaria de curso. Não há necessidade de comparecer pessoalmente na Universidade nem de preenchimento em nenhum sistema. (OBS: A Pós-graduação adota sistemas diferentes da Graduação.)

P: Preciso me inscrever em todas as disciplinas oferecidas no período?

R: Não. Mas lembre-se que as disciplinas são oferecidas por SEMESTRE, então uma disciplina oferecida no primeiro semestre de um ano só será oferecida no ano seguinte. Além disso você tem um tempo limite para terminar o curso. Para conferir o tempo de cada curso, verifique os Processos do curso ou o Regimento no menu Cursos Oferecidos.

P: Posso adiantar a Monografia no segundo semestre?

R: Não, pois o prazo mínimo para conclusão dos cursos é de 3 semestres.

P: Se eu estiver “devendo” disciplina, posso me inscrever junto com a Monografia?

R: Sim, mas a Monografia só irá a julgamento da Banca após a integralização de todas as demais disciplinas obrigatórias.

P: Qual a data para entrega da Monografia?

R: É necessário que o aluno confirme com seu Orientador a data correta para envio do trabalho pois a regra é que a Monografia seja entregue até o último dia do período letivo em que o aluno se inscreveu na disciplina, no entanto, cada Coordenação de Curso pode acordar, em Colegiado, prazo diferenciado a depender de situações que possam vir a ocorrer durante o semestre.

P: Se eu precisar de mais tempo para entregar a Monografia, posso pedir prorrogação do prazo?

R: Sim. Os Regimentos dos Cursos de Especialização Lato Sensu em Letras preveem autorização de prorrogação de entrega de Monografia, a partir de aprovação do Colegiado de Curso. Para solicitar a prorrogação, o aluno deverá enviar Requerimento específico preenchido para a Secretaria de curso que encaminhará o pedido ao Colegiado para aprovação.

P: Qual procedimento para Licença Maternidade?

R: A aluna deverá enviar à Coordenação do Curso uma cópia digital do atestado médico em até 15 dias após o parto.

Após isso, a Coordenação do Curso articulará com os professores, sem prejuízos acadêmico-pedagógicos, uma forma de garantir à aluna as leituras necessárias e a avaliação da respectiva disciplina. E o Colegiado do Curso aprovará o adiamento do prazo para entrega da monografia (e pode também oficializar a excepcionalidade na contagem de frequência e avaliação da aluna por parte dos professores das disciplinas nas quais ela estiver matriculada).

Importante lembrar também sobre a perspectiva de puérperas registrarem pontuação no currículo lattes: https://www.uff.br/?q=cnpq-anuncia-inclusao-do-campo-licenca-maternidade-no-curriculo-lattes

P: Por que preciso entregar cópia do Diploma de Graduação para obter meu Certificado de conclusão, se fiz minha matrícula com Declaração de colação de Grau?

R: A PROPPI, setor responsável pela emissão dos Diplomas, segue o determinado em lei (Resolução CNE 1 de 2007 e Resolução CEP-UFF 150/2010).

P: O Certificado fica pronto automaticamente depois da emissão da nota de Monografia?

R: O processo de emissão do Certificado de Conclusão de Curso NÃO é automático. O aluno deve abrir processo via SEI seguindo as determinações da PROPPI (selecionar “Passo a passo Aluno”). O Certificado NÃO é liberado caso o aluno não tenha entregue seu Diploma de Graduação.

P: Perdi meu Certificado de Conclusão de curso, como posso conseguir uma segunda via?

R: Favor entrar em contato com o Protocolo para verificar quais documentos serão necessários e dados para pagamento de GRU (atendimento.gpcaad.proad@id.uff.br)

P: Como posso obter uma declaração de regularmente matriculado no curso?

R: O aluno pode obter essa declaração diretamente pelo sistema IDUFF (https://app.uff.br/iduff/) Para solicitar a declaração, consulte instruções em: https://citsmart.uff.br/citsmart/pages/knowledgeBasePortal/knowledgeBasePortal.load#/knowledge/1033

P: Meu histórico e declaração disponibilizados pelo IDUFF precisam de assinatura?

R: Não. Todo processo de assinatura foi substituído por uma autenticação eletrônica. A autenticidade dos documentos pode ser verificada no link https://app.uff.br/iduff/verificacao/index.uff ao digitar o número serial (que está no rodapé do documento), junto com o CPF do estudante.

P: Como estudante da pós-graduação, tenho direito a carteirinha estudantil da UFF?

R: As informações sobre o serviço encontram-se em: https://www.uff.br/?q=carteirinha

P: Quais dados devo enviar para a Secretaria, caso necessite de alguma informação?

R: Ao fazer qualquer solicitação para a Secretaria dos cursos, o aluno deve enviar nome completo, curso e, se possível, número de matrícula para agilizar seu atendimento.

Como Chegar

  • Chegando de barca Saindo das barcas Rio/Niterói, pegar qualquer um destes ônibus fora do terminal (24 ou 60) e dentro do terminal (47, 47A ou 47B) e descer em frente à Estação Cantareira.

  • Chegando de carro Sair da Ponte Rio/Niterói sentido Centro, São Domingos, e chegando à Av. Visconde do Rio Branco s/nº, dobrar na entrada ao lado do prédio do Museu Petrobrás de Cinema.

  • Chegando de ônibus do Rio de Janeiro 100 (Rio – Niterói), descer no Terminal Rodoviário de Niterói João Goulart e pegar qualquer destes ônibus (47, 47A ou 47B).

  • Localização

    Skip to content