Profª. Drª. Nadja Pattresi de Souza e Silva (Coordenadora) – LATTES
Doutora em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre pela mesma instituição, atua principalmente nas áreas de Linguística e Língua Portuguesa. Suas pesquisas relacionam-se, sobretudo, com os estudos do texto e do discurso e com o campo do ensino de língua portuguesa e dos letramentos acadêmicos. Tem experiência na rede pública e privada de ensino, nos segmentos fundamental, médio e superior, com as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Linguística. Atualmente, é professora adjunta de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (GLC) do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF). É membro do Grupo de Pesquisa em Semiolinguística – Leitura, Fruição e Ensino (GPS LeiFEn/CNPq) e do Laboratório de Letramentos Acadêmicos (LabLA), vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA/UFF/CNPq). É coautora do projeto Apoema Português, coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa para os anos finais do Ensino Fundamental (Editora do Brasil – 2018).
Profª. Drª. Ana Cláudia Machado dos Santos (Vice-coordenadora) – LATTES
Doutora em Estudos de Linguagem, ênfase em Linguística, pela Universidade Federal Fluminense (UFF – 2015). Mestre em Língua Portuguesa pela UFF (2010). Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Veiga de Almeida (UVA-2007). Estágio de pós-doutorado em Educação Linguística e Cidadania pela UFF (2023). Professora Adjunta IIIC de Língua Portuguesa na UFF. Pesquisadora, atuando no grupo “Conectivos e Conexão de Oração” (CCO), voltado para estudos na Linguística Funcional Centrada no Uso (LFCU), considerando o Domínio Funcional da Conexão e sua aplicação no ensino básico. Coordenadora do projeto de extensão PROEX-UFF “Atividades de leitura e análise linguística críticas em textos de cunho opinativo: educação linguística e cidadania”. Professora colaboradora do projeto de extensão PROEX-UFF “Português em sala de aula: teoria e prática”. Experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua portuguesa, Morfossintaxe e Macrossintaxe, Conectores textual-discursivos, Funcionalismo centrado no uso e Linguística textual, Leitura e Análise linguística críticas, Educação linguística e cidadania. Temas de interesse para desenvolvimento de pesquisas: educação linguística e cidadania: descrição funcionalista em diálogo com a linguística textual dos conectores textual-discursivos da rede/tipologia “X-que” que atuam como operadores argumentativos a fim de elaborar estratégias de leitura e análise linguística críticas desses elementos em textos de cunho opinativo..
Profª. Drª. Adriana Leite do Prado Rebello – LATTES
Graduação em Letras (Licenciatura em Português e Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Especialização em Formação de Professores de Português para Estrangeiros pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); Mestrado em Letras (Estudos da Linguagem) pela PUC-Rio, com dissertação defendida na área de Português Língua Estrangeira; Doutorado em Letras (Estudos de Linguagem) pela UFF, com tese defendida na área de Português Língua Estrangeira. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense, com atuação na área de português para estrangeiros em nível de graduação e de extensão. Possui pesquisas e publicações com ênfase em descrição do português do Brasil para estrangeiros e em ensino de língua e cultura. Professora aplicadora do exame Celpe-Bras e docente do Curso de Português para Estrangeiros (em cooperação com MEC/MRE) para alunos do Programa Estudante Convênio (PEC) na UFF. Coordenadora Pedagógica do Curso de Português para Estrangeiros no PROLEM/UFF.. Sócia fundadora da Associação de Professores de PLE do Estado do Rio de Janeiro – APLE-RJ.
Profª. Drª. Beatriz Dos Santos Feres – LATTES
Doutora (2006) e Mestre (2003) em Letras/Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense, com pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Uerj, na área da Teoria da Literatura e Literatura Comparada. Professora Associada de Língua Portuguesa no Instituto de Letras da UFF, já atuou no Centro Universitário Plínio Leite – UNIPLI (2003-2008) e em escolas do Ensino Fundamental e Médio (1987-2008). Está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UFF, linha de pesquisa Teorias do texto, do discurso e da tradução, no qual ministra cursos relacionados à disciplina Semiolinguística. Atua também no curso de Especialização em Língua Portuguesa. É líder do Grupo de Pesquisa em Semiolinguística: Leitura, fruição e ensino (GPS-LeiFEn/UFF/CNPq). É também membro do Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso (Ciad-Rio) e do Grupo de Pesquisa Encontros com a Literatura Infantil/Juvenil: ficção, teorias e práticas – EnLIJ (UERJ). É membro do GT Linguística de Texto e Análise da Conversação (LTAC/Anpoll). Temas de interesse: leitura e ensino; estratégias de interpretação; teoria e análise linguística; iconicidade na semiose poética, literatura infantil, livro ilustrado e referenciação verbo-visual.
Profª. Drª. Bethania Sampaio Correa Mariani – LATTES
É professora titular (40H – DE), concursada em 1992, do Departamento de Ciências da Linguagem da Universidade Federal Fluminense. É especialista em Análise do Discurso e em História das Idéias Lingüísticas e tem como principais áreas de interesse o discurso político, discurso jornalístico, políticas linguística e a discursividade no testemunho. É bolsista de produtividade científica do CNPq (nível 1B) e bolsista Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ pela terceira vez. Concorreu, foi selecionada e ocupou a Chair des Amériques na Université de Rennes 2, em fevereiro de 2023. Fundou e coordenou o Grupo de Teoria do Discurso (GTDIS 2008-2019). Fundou e organizou com Vanise Medeiros e Silmara D. Silva o Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS/UFF) em 2008. Criou e organizou a Enciclopédia virtual do discurso e áreas afins (WWW.encidis-uff.br). Desde 2018, é editora-chefe da revista Gragoatá, responsável pelos números de Linguagem. Desde janeiro de 2022 é coordenadora do Fórum de Editores de Periódicos Centíficos da UFF. Desde setembro, 2021, passou a integrar o comitê de Comunicação, Letras, Linguística e Artes (CLA) da Faperj. Foi convidada em fevereiro, 2023, a integrar a Comissão de Equidade, Diversidade e Inclusão da FAPERJ. Foi membro do CA de Letras e Linguística do CNPq entre 2013 e 2016. Recebeu auxílio pelo Edital Universal-CNPq, em 2008 em 2017; pela FApERJ recebeu fomento do edital HUMANIDADES (2013), auxílio para Editoração (2011) e para Editores científicos (2021). Também recebeu auxílios FOPESQ (UFF) para eventos ligados à ENCIDIS e à Divulgação científica. É membro da ABRALIN, da ALED, da ALFAL e do BRASA. Tornou-se coordenadora do convênio entre o LAS e os Laboratórios coordenados por Gian Luigi de Rosa (Laboratório IFALA, Universidade de Roma 3, desde 2018) e por Marie-Anne Paveau (Université Paris XIII, convênio atualmente finalizado). Tem graduação em Letras (1982) pela PUC do Rio de Janeiro, mestrado (1989) e doutorado (1996) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Em 2001, fez pós-doutorado na Stanford University, USA, e em 2018 na UFRGS. Por fim, cabe acrescentar que fez, também, formação em Psicanálise desde 2001.
Profª. Drª. Cirlene de Sousa Sanson – LATTES
Graduada em Letras (Português/Francês – 2001), Mestre em Letras (Estudos da Linguagem -2004) e Doutora em Letras (Estudos da linguagem -2011) pela UFF – Universidade Federal Fluminense. Professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF – Setor de Português para Estrangeiros (desde 2015), onde é Coordenadora do Curso de Português oferecido aos estudantes Pré PEC-G (MEC/MRE) e Coordenadora da aplicação do Exame Celpe-Bras. Desde 2018, integra a Comissão Técnico-Científica do Exame Celpe-Bras (DAEB/INEP) e participa, desde 2001, de bancas de elaboração, aplicação e avaliação do exame para certificação de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros (Celpe-Bras). Foi professora substituta no Setor de Português para Estrangeiros em 2014 na UFRJ e atuou como professora de Língua Portuguesa na educação básica pela SEEDUC/RJ, de 2005 a 2015. Pesquisa, desde 2006, – de acordo com a Teoria das Representações Sociais – as representações do Brasil e dos brasileiros em materiais didáticos de Português e, desde 2018, os cursos on-line de Português para estrangeiros. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Português para estrangeiros, representações sociais, gêneros textuais.
Prof. Dr. Dennis Da Silva Castanheira – LATTES
Graduado em Licenciatura em Letras (Português e Literaturas), com dignidade acadêmica Magna Cum Laude, Mestre em Linguística e Doutor em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Professor Adjunto de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde lidera e integra projetos de ensino, pesquisa e extensão. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem e da Pós-Graduação Lato Sensu de Língua Portuguesa da UFF. É pesquisador do Grupo de Estudos Discurso & Gramática (UFF) e Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Linguística de Texto (UFRJ). Lidera o projeto de extensão Mulheres na Linguística: por um protagonismo feminino. É membro do corpo editorial e parecerista de periódicos especializados do Brasil e do exterior. Atuou no ensino básico nos níveis fundamental e médio. Áreas de interesse para orientação: Funcionalismo norte-americano; Linguística de Texto; Sociofuncionalismo; Ensino de língua portuguesa.
Prof. Dr. Eduardo Kenedy Nunes Areas – LATTES
Professor de Linguística na Universidade Federal Fluminense (a UFF, sediada em Niterói/RJ). Atua na Graduação em Letras e no Programa de Pós-graduação Stricto-sensu em Estudos da Linguagem. É também bolsista por produtividade em pesquisa do CNPq e membro da Rede Nacional de Ciência para a Educação. Foi Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) no triênio 2013-2016. Obteve os seus títulos de doutor (2007) e de mestre (2003) em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Durante o seu doutoramento, realizou estágio na Universidade de Lisboa. É licenciado em Letras pela UFF (1999). Iniciou a sua carreira na educação pública em 1998, tendo sido aprovado em concursos públicos para o magistério na Educação Básica, tanto no Ensino Fundamental, nas Secretarias Municipais de Educação de Duque de Caxias (1999 a 2004) e de Niterói (2003 a 2004), quanto no Ensino Médio, na Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (1998 a 2004). Antes de concursar-se para UFF em 2009, foi docente concursado em duas outras universidades públicas: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2000 a 2008) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2008 a 2009). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Teórica e Experimental (GEPEX), por ele fundado em 2009. Como pesquisador, tem experiência nas áreas da Psicolinguística Experimental e da Sintaxe Gerativa. Seus interesses de pesquisas atualmente são: (i) Psicolinguística translacional para a Educação, (ii) Processamento linguístico e (iii) Sintaxe do português brasileiro.
Profª. Drª. Elaine Alves Santos Melo – LATTES
É Professora Adjunta de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (GLC) do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF) e docente da Pós-graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa da UFF. É mestra e doutora em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi professora da educação básica, tendo atuado na Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro e em escolas privadas. É líder do Grupo de Estudos em Sintaxe (GESINT-UFF), onde desenvolve projetos de pesquisa, ensino e extensão. Tem como foco de pesquisa a sintaxe do português por um viés formalista, orientando trabalhos sobre ensino de Língua Portuguesa, mudança e descrição linguística.
Profª. Drª. Eliane Soares De Lima – LATTES
Mestre e Doutora em Letras (área de concentração: Linguística), pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da USP. Teve a tese, intitulada Entre compaixão e piedade: o estudo das paixões em semiótica, publicada na série Produções Acadêmicas Premiadas da FFLCH-USP. Fez estágio de pesquisa no Departamento de Literatura da Université Paris 8 (França), sob a orientação do professor Denis Bertrand. Tem pós-doutorado nas áreas: de Estudos Literários (UNESP), com pesquisa voltada ao estudo de romances brasileiros contemporâneos; e de Linguística (USP), com estudo voltado à problemática da transposição didática de modelos teórico-metodológicos para escola e também sobre a pedagogia dos multiletramentos no diálogo com documentos oficiais de orientação curricular, como a BNCC. É professora adjunta do Departamento de Ciências da Linguagem e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem do Instituto de Letras da UFF, e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Semiótica e Discurso (SeDi-UFF). Faz parte do Grupo de Estudos Semióticos da USP (GES-USP) e da Comissão da área de Semiótica na ABRALIN – Associação Brasileira de Linguística. É a atual coordenadora do GT de Semiótica da ANPOLL. Foi co-editora da revista Estudos Semióticos da USP, professora do Programa de Mestrado em Linguística da Universidade de Franca (UNIFRAN) e professora visitante na Universidade Federal do ABC (UFABC). Tem formação principalmente na área de Semiótica Discursiva e Literária (teórica e aplicada), Linguística geral e Linguística Aplicada.
Profª. Érika Cristine Ilogti de Sá – LATTES
Professora Adjunta de Língua Portuguesa da Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (FFP/UERJ), desde setembro de 2019 e Professora Adjunta de Língua Portuguesa do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF), desde setembro de 2022. Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015), Mestra, também em Linguística (2009) pelo PPGLing/UFRJ. Foi graduada e licenciada em Letras Português-Francês (2006) pela mesma universidade. Pesquisadora do Grupo Discurso & Gramática (D&G) na UFRJ. Coordenadora do projeto de extensão “As funções sintáticas em sala de aula: problemas, caminhos e soluções”, executado na Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Filologia Românica, Crítica Textual, Linguística e Língua Portuguesa, atuando, principalmente, com os Mecanismos Funcionais do Uso da Língua. Professora de 2007 até 2021, no Ensino Básico, Fundamental e Médio, em instituições privadas, como professora de Língua Portuguesa, Produção Textual e Literatura. Áreas de atuação/interesse: Funcionalismo norte-americano; Linguística de Texto; Sociofuncionalismo; Ensino de língua portuguesa; Filologia Românica e Crítica Textual.
Profª. Drª. Fabiana Esteves Neves – LATTES
Doutora em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela UFRJ, mestre em Letras e licenciada em Letras – Português/Inglês pela UFF, interessa-se especialmente pelo ensino de leitura-escrita e pelos letramentos acadêmicos, com foco na formação docente, em uma perspectiva metacognitiva/metalinguística . É líder do grupo de pesquisa Metacognição e Práticas Discursivas UFF e vice-líder do GEPLEA – Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita acadêmica, na Faculdade de Educação. É vice-coordenadora do programa de extensão e ensino Laboratório de Letramentos Acadêmicos – LabLA-UFF. Tem experiência com língua portuguesa, língua inglesa e língua portuguesa para estrangeiros nos níveis técnico e superior, nas redes pública e particular.
Prof. Dr. Fábio André Cardoso Coelho – LATTES
Professor Adjunto de Língua Portuguesa, do Instituto de Letras, da Universidade Federal Fluminense (UFF – 2018). Possui Pós-doutorado em Letras (UNIFESP), sob a supervisão da Profa. Dra. Vanda Elias. Doutor em Língua Portuguesa, pela Universidade do Estado Rio de Janeiro (UERJ-2010/2013). Mestre em Literatura Portuguesa, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, (UERJ-2005). Tem experiência na área de Letras e outras áreas, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa, Linguística Textual, Leitura, Produção Textual, Metodologia de Ensino de Língua, Práticas de Ensino de Língua Portuguesa. Atua na Graduação em Letras (UFF), na Especialização em Língua Portuguesa (UFF) e na Pós-graduação em Estudos de Linguagem (UFF). Atua também como Coordenador de Disciplina de Língua Portuguesa, pela Fundação CECIERJ/CEDERJ, na Licenciatura em Letras/UFF. Professor pesquisador dos Grupos de Pesquisa: Descrição e Ensino de Língua: Pressupostos e Práticas; (CNPq), liderado pelo Prof. Dr. Cláudio Cezar Henriques (UERJ) e Profa. Dra. Maria Teresa Gonçalves Pereira (UERJ), e ;Texto, Hipertexto e Ensino de Língua Portuguesa (THELPO); (CNPq), liderado pela Profa. Dra. Vanda Elias (UNIFESP). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas de Linguística Textual (GEPELT/UFF) (CNPq). Membro da Comissão Científica Nacional de Linguística Textual da ABRALIN (2023-2024). Os interesses de pesquisas e de orientações acadêmicas se concentram nos seguintes nos seguintes elementos pertencentes à Linguística Textual: Texto, Leitura, Oralidade, Escrita, Escuta, Coesão, Coerência, Intertextualidade, Intencionalidade, Informatividade, Aceitabilidade, Situacionalidade, Contexto, Referenciação, Argumentação, Tipologias/Sequências Textuais, Hipertexto, Multimodalidade, Gêneros Textuais, e tantos outros que estiverem associados ao Ensino de Língua Portuguesa.
Profª. Drª. Glayci Kelli Reis Da Silva Xavier – LATTES
Doutora em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também cursou o mestrado em Estudos de Linguagem e a graduação em Letras Português/Inglês. Atualmente, é professora de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (GLC) do Instituto de Letras da UFF. Entre 2013 e 2018, foi professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Colégio Pedro II (40h DE), ministrando aulas de Língua Portuguesa e Literatura. Além disso, foi Professora Supervisora (Orientadora) do Programa de Residência Docente (Especialização Lato Sensu) do CPII. Trabalhou como professora do Ensino Fundamental nas redes municipais de Niterói e Itaboraí e como professora substituta de Língua Portuguesa e Linguística no curso de Letras da UERJ/FFP. Foi tutora presencial e à distância pelo CECIERJ/CEDERJ, atuando como tutora de Língua Portuguesa na Licenciatura em Pedagogia EAD da UERJ, na Licenciatura em Letras EAD da UFF e em cursos de Formação Continuada do SEEDUC. Hoje, é coordenadora de Língua Portuguesa Instrumental do curso de Licenciatura em Letras EAD da UFF/CEDERJ. Trabalhou na Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual voltada para professores de Língua Portuguesa da Rede Estadual do Rio de Janeiro (SEEDUC), ministrado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em parceria com o CECIERJ/CEDERJ. É integrante do GPS-LEIFEN (Grupo de Pesquisa em Semiolinguística: Leitura, Fruição e Ensino) e do LEPELL/CPII (Laboratório de Estudo de Práticas Educativas em Língua Portuguesa e Literatura), ambos certificados pelo Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq.
Profª. Drª. Ilana Da Silva Rebello Viegas – LATTES
Graduada em Letras (2002- UFF), mestre (2005-UFF) e doutora (2009-UFF) em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense. Realizou seu pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da UFRJ, na Linha de Pesquisa Estudos de Semântica e Análise do Discurso (2022). Já atuou como professora de Língua Portuguesa na Prefeitura de São Gonçalo, na Prefeitura de Niterói, na Secretaria Estadual de Educação e na Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). Atualmente é professora Associada 40h DE, de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense. Esteve como coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa UFF (Quadriênio 2º/2019-1º/2023). Agora, está como Chefe do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (Biênio 2024-2026). Está vinculada como professora permanente à linha de pesquisa Teorias do texto, do Discurso e da Tradução do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense, onde atua como docente e orientadora no mestrado e doutorado. Atua também no curso de especialização em Língua Portuguesa. No momento, também atua como uma das coordenadoras dos Projetos de Extensão: PID – Projeto de Iniciação à Docência -Subprojeto: Semiolinguística e ensino: a sala de leitura como espaço de fruição e A Semiolinguística aplicada ao Ensino de Língua Materna. É membro do grupo de pesquisa em Semiolinguística – Leitura, fruição e ensino (GPS – LeiFEn/UFF/CNPq), do Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso (Ciad-Rio) e do Grupo de Trabalho de Linguística de Texto e Análise da Conversação da Anpoll.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Semiolinguística, mídia, leitura,compreensão e escrita.
Profª. Drª. Ivo da Costa do Rosário – LATTES
É graduado em Letras (Português, Inglês e respectivas literaturas) pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ) e graduado em Pedagogia, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem especialização em Docência do Ensino Fundamental e Médio (FEITA-Itaboraí), especialização em Língua Portuguesa (FFP-UERJ), especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (LANTE-UFF) e especialização em Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho (UFPI). É mestre em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutor em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Concluiu pós-doutorado em Estudos de Linguagem (UFRN). Atualmente é professor associado de língua portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. É o atual coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFF (2022-2025), docente permanente e orientador no mestrado e doutorado. Foi coordenador do GT Descrição do Português, da ANPOLL (Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Letras e Literatura), no biênio 2019-2021. É líder do CCO (Grupo de Pesquisa Conectivos e Conexão de Orações) e membro do grupo D G (Grupo de Estudos Discurso e Gramática), ambos na UFF. É avaliador do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), ligado ao INEP. É perito judicial cadastrado no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, nas áreas de Língua Portuguesa e Educação. É Jovem Cientista do Nosso Estado, pela FAPERJ – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (vigência 2019-2023). É membro da comissão científica da área de Sintaxe da ABRALIN – Associação Brasileira de Linguística. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, nível 2. Atua principalmente nas seguintes áreas: funcionalismo, construcionalização, mudanças construcionais, morfossintaxe, conexão de cláusulas e conectivos.
Profª. Drª. Juliana Barros Nespoli – LATTES
É professora Adjunta de Língua Portuguesa na Universidade Federal Fluminense (UFF) e atua na Especialização em Língua Portuguesa na mesma instituição. É vice-líder do Grupo de Estudos em Sintaxe (GESINT-UFF) e é membro do grupo de pesquisa Biologia da Linguagem (BioLing) na UFRJ. Coordena o projeto de extensão “Da teoria à prática: as contribuições da Linguística para o ensino de gramática”. Tem como temas de interesse a descrição e intervenção pedagógica de fenômenos morfológicos, morfossintáticos e sintáticos no ensino de Língua Portuguesa. Paralelamente, tem interesse em estudos sobre a descrição e comparação entre línguas no que diz respeito a propriedades temporais e aspectuais.
Profª. Drª. Luciana Sanchez Mendes – LATTES
É professora na Universidade Federal Fluminense (UFF) onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Teórica e Experimental (GEPEX). É membro do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem (PosLin/UFF), filiada à linha de pesquisa Teoria e Análise Linguística, com ênfase em Semântica Formal e descrição de línguas sub-representadas. Possui bacharelado e licenciatura em Letras – Português/Linguística (2006) e mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP) (2009). Obteve seu doutorado em Linguística em um programa de cotutela entre a USP e a Université Paris 8 / Vincennes Saint-Denis (2014). Realizou pós-doutorado na Universidade Federal de Roraima (UFRR), na USP e na Universiteit Leiden. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (nível 2) (2022-2024) e do programa Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj (2023-2025). Tem experiência nas áreas de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, Semântica Formal e Descrição de Línguas Indígenas. Orienta trabalhos na área de Semântica, Linguística e Educação e descrição da língua portuguesa e de línguas sub-representadas. Os projetos de seus alunos de pós-graduação stricto sensu podem ser conferidos em https://gepexlab.wordpress.com/estudantes/
Como divulgadora da Linguística, coordena o Programa de Extensão Café com Linguística desde 2018 e faz a gerência do perfil @gramatimemes do Instagram.
Suas publicações e participações no Youtube podem ser conferidos em https://sanchezmendes.wordpress.com/.
Profª. Drª. Maria Jussara Abraçado de Almeida – LATTES
Professora titular de Linguística da Universidade Federal Fluminense. É editora associada da revista Gragoatá, desde 2018. Sua formação inclui Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais, Sob a orientação do Prof. Dr. Marco Antônio de Oliveira; Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a orientação da Profa. Dra. Cecília Mollica; e realização de estágios de pós-doutoramento em Linguística Cognitiva: na Universidade Católica de Braga, sob a supervisão do Prof. Dr. Augusto Soares da Silva, e na Universidade Federal de Juiz de Fora, sob a supervisão da Profa. Dra. Margarida Salomão. É membro do Grupo de Investigação Linguagem, cognição e sociedade, cadastrado na Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT) de Portugal e atua na coordenação do Grupo de Pesquisa Galego e Português – que reúne pesquisadores brasileiros (da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federal do Rio de Janeiro) e espanhóis (da Universidade de Santiago de Compostela) _ e do Núcleo de Estudos Linguísticos sobre o português em Uso (PorUs), integrado por pesquisadores da UFF, USP, UFES e UESB. É também coordenadora do Projeto Gramática do Português da Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL), que reúne pesquisadores brasileiros e estrangeiros dedicados ao estudo da língua portuguesa. Desenvolve pesquisas na linha teórica da Linguística Cognitiva, com ênfase na interface entre Linguística Cognitiva e Sociolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: tempo e modalidade, vozes verbais e ordem de palavras.
Profª. Drª. Mariangela Rios de Oliveira – LATTES
Possui graduação em Letras Português Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Tem pós-doutorado na Universidade Aberta (Lisboa). É professora titular de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense e professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Ouro Preto. Foi presidente da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) no biênio 2015-2017 e membro do Conselho Deliberativo da entidade de 2018 a 2021. É sócia honorária da ABRALIN e coordenadora do Grupo de Estudos “Discurso & Gramática- UFF”. É bolsista PQ 1B do CNPq e Cientista do Nosso Estado pela Faperj. Foi chefe do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF em três gestões e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem em duas gestões. Ex-coordenadora do GT Descrição do Português da ANPOLL nos biênios 2012-2013 e 2014-2015. Foi editora-chefe da Revista Gragoatá de 2006 a 2016. É docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFF e foi professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UERJ/ Faculdade de Formação de Professores de 2019 a 2021.Atual Cientista do Nosso Estado pela Faperj. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, funcionalismo, construcionalização lexical e gramatical, morfossintaxe e advérbios.
Profª. Marisandra Costa Rodrigues – LATTES
Graduada em Letras Português-Espanhol (UFRJ-2002). Mestre em Letras Vernáculas/ Língua Portuguesa (UFRJ-2007). Doutora em Letras Vernáculas/ Língua Portuguesa (UFRJ-2012). Membro do NEMP (Núcleo de Estudos Morfossemânticos do Português). Professora Adjunta da UFF (Universidade Federal Fluminense). Coordenadora do projeto de extensão “Formação Continuada De Professores Em Língua Portuguesa Na Educação: Arcabouço Teórico Baseado Na Teoria Da Otimalidade”, executado na Universidade Federal Fluminense.
Prof. Dr. Monclar Guimarães Lopes – LATTES
É professor adjunto do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem na Universidade Federal Fluminense. É coordenador do Curso de Letras (Licenciaturas) da Universidade Federal Fluminense e da disciplina “Introdução à Semântica” do Curso de Letras da Fundação Cecierj. É doutor em estudos linguísticos e mestre em língua portuguesa pela Universidade Federal Fluminense. É especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e graduado em Letras-Inglês pela Ferlagos. É vice-líder do Grupo de Estudos D&G-UFF e membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Conectivos e Conexão de Orações (ambos sediados pela UFF), além de membro do Grupo de Trabalho Descrição do Português da ANPOLL. É autor de artigos publicados em revistas especializadas e em anais de congressos e de materiais para EAD. Tem experiência na área de Letras, atuando nos seguintes temas: Linguística Funcional Centrada no Uso, Referenciação e Ensino de Língua Portuguesa. Site profissional: https://www.professores.uff.br/monclarlopes/
Prof.ª Dr.ª Nilza Barrozo Dias – LATTES
Graduou-se em Licenciatura em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia (1976) e cursou Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense/UFF (1987). Obteve o título de Mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense de Niterói (1994) e o de Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, Área de Sociolinguística- Variação e Mudança Linguística (2001), sob a orientação da Profa. Dra. Maria Luiza Braga. Cursou um ano do doutorado na University of Santa Barbara, Califórnia, Estados Unidos, sob a orientação da Professora Doutora Sandra Thompson. Fez Pós-Doutorado na Universidade Católica Portuguesa, em Braga, Portugal, sob supervisão do Professor Doutor Augusto Soares, Semântica Cognitiva. É, atualmente, Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense. Atua no ensino de Graduação e na Pós-Graduação em Estudos de Linguagem. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente em: Variação e Mudança; Gramaticalização; Funcionalismo; Semântica Cognitiva e interface Gramática versus Interação. Possui inúmeros trabalhos publicados em sua área de interesse.
Prof.ª Dr.ª Patricia Ferreira Neves Ribeiro – LATTES
Possui graduação em Letras (1995) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, graduação em Comunicação Social/ Jornalismo (2000) pela Universidade Federal Fluminense, mestrado (2000) e doutorado (2007) em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pós-doutorado supervisionado por Patrick Charaudeau, professor emérito da Université Paris 13, na área da Análise Semiolinguística do Discurso. É professora associada III de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal Fluminense (UFF), tendo já atuado na UniLaSalle (2003-2013) e em escolas do Ensino Fundamental e Médio (1996-2013). É membro do Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso (CIAD-RIO) e vice-líder do Grupo de Pesquisa em Semiolinguística: Leitura, Fruição e Ensino (GPS-LeiFEn/UFF/CNPq). Atuou, entre 2014 e 2018, como uma das coordenadoras de Língua Portuguesa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-UFF) e integrou a diretoria da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) entre 2016 e 2017. É membro do Grupo de Trabalho de Linguística de Texto e Análise da Conversação da Anpoll (GTLTAC). Desenvolve pesquisas em Linguística do Texto e em Análise do Discurso de orientação Semiolinguística, voltadas tanto para reflexões sobre expressão e produção de sentido na interface linguagem/mídia e linguagem/literatura infantil, quanto para temas relacionados a texto/discurso, escrita, leitura e análise linguística no âmbito do ensino de língua portuguesa.
Prof. Dr. Ronaldo Amorim Ozório da Matta Lima – LATTES
Possui graduação em Licenciatura Em Letras Português Inglês e Literaturas (1992/1995), mestrado em Letras/Estudos de Linguagem (2000/2002) e doutorado em Letras/Estudos de Linguagem (2004/2008) pela Universidade Federal Fluminense. Foi Professor Substituto do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, de 2000 a 2002, Professor dos cursos de Administração, Letras, Matemática e Pedagogia da Faculdade Cenecista de Itaboraí – RJ, de 2004 a 2010, Coordenador do Curso de Letras dessa mesma IES de 2007 a 2010, Professor do Curso de Administração da Faculdade Cenecista de Rio Bonito – RJ, de 2009 a 2010, Coordenador do Curso de Português do Brasil para Estrangeiros, do Prolem – Programa de Línguas Estrangeiras Modernas da UFF de 2011 a 2013, Coordenador de Monitoria do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF de 2010 a 2013 e Coordenador do Setor de Língua Portuguesa do GLC – Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF de 2012 a 2019 . Membro da Comissão Técnico-Pedagógica do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Prof. Anísio Teixeira, responsável pelo Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros – Celpe-Bras – nos períodos de 2002 a 2007, de 2012 a 2015 e de 2019 em diante, e Coordenador do Português sem Fronteiras da UFF, vinculado ao Programa Idiomas sem Fronteiras da SESu/MEC, no período de 2014 a 2016. Atualmente, é Professor Associado II do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas/ Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, Professor do Curso de Extensão de Português para Estrangeiros do PPE – Programa de Português para Estrangeiros da UFF, Coordenador da disciplina Português IV – Morfologia do Curso de Graduação em Letras a Distância do Convênio CECIERJ/CEDERJ, Coordenador e Professor do Curso de Pós-Graduação lato sensu – Especialização em Língua Portuguesa para Estrangeiros. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem, atuando principalmente nas seguintes áreas: ensino de português para estrangeiros, língua portuguesa, avaliação do aprendizado de português para estrangeiros, elaboração/revisão/avaliação de provas e de textos de concursos públicos e estudos linguísticos.
Profª. Drª. Silmara Cristina Dela da Silva – LATTES
Professora Associada da UFF, no Departamento de Ciências da Linguagem, docente permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem, do Instituto de Letras da UFF e presidenta da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo, pela UNESP-Bauru (1998), mestrado em Estudos Linguísticos pela UNESP-São José do Rio Preto (2004) e doutorado em Linguística pela UNICAMP (2008). Fez estágio de pós-doutorado no Departamento de Ciências da Linguagem, na UFF, com bolsa FAPERJ Programa de Apoio ao Pós-Doutorado no Estado do Rio CAPES/FAPERJ. É pesquisadora do Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS), líder do grupo de pesquisa MiDi – Mídia e(m) discurso (CNPq) e Jovem Cientista FAPERJ (2015/2017 e 2018/2023). Foi coordenadora do GT de Análise do Discurso da ANPOLL (biênio 2014/2016). Tem experiência como jornalista e docente nas áreas de Linguística e Comunicação Social, e os seus estudos têm como foco a análise dos discursos da/sobre a mídia.
Profª. Drª. Vanise Gomes de Medeiros – LATTES
Professora associada da Universidade Federal Fluminense, com pós-doutorado pela Sorbonne Nouvelle Paris III, bolsista 2 do CNPq e Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). É líder do grupo Discursividade, língua e sociedade (CNPq), coordenadora do Grupo Arquivos de Língua (GAL/UFF), que integra pesquisadores de diversas universidades e instituições brasileiras e universidades internacionais, e uma das coordenadoras do Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS/UFF). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando em Análise de Discurso e História das Ideias Linguísticas.
Prof. Dr. Welton Pereira e Silva – LATTES
Professor Adjunto no Instituto de Letras, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (UFF). Doutor em Letras Vernáculas: Língua Portuguesa (UFRJ). Sua pesquisa se baseia na Teoria Semiolinguística do Discurso, tecendo diálogos com outras vertentes, como a Linguística Forense, a Linguística de Texto e a Semântica Enunciativa. É membro do Grupo de Pesquisa em Semiolinguística – Leitura, Fruição e Ensino – LEIFEN (UFF/CNPq) e líder do Núcleo de Estudos em Linguística Forense – LINFOR (UFF/CNPq). Orienta trabalhos que se voltam à argumentação em perspectiva textual e discursiva em diferentes gêneros e domínios, com aplicação ou não ao ensino de língua materna.